O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

HOME SET TECNOLOGIA CONTATO

Depoimentos

SET 22 ANOS
Fundada em 25 de março de 1988

A experiência de ser Associado à SET. A representatividade da SET.
Uma história a ser contada pelos Associados SET e registrada no site www.set.com.br

Envie seu depoimento

Prezado Associado

Contamos com o seu depoimento, relato e foto, envie para set@set.com.br
Nossa expectativa é ter nosso site povoado de fotos e relato de vivências dos associados.
 
Depoimentos
Em nome da MIXTV, agradeço a SET-Sociedade de Engenharia de Televisão, pela enriquecedora oportunidade de divulgar no CONGRESSO SET-2009, a nossa experiência de Implantação de Sistemas Irradiantes de TV Analógica e Digital de Alta Performance. 

                                  
Foi muito  gratificante podermos compartilhar conhecimentos Tecnológicos com  outros Profissionais do Brasil e do Exterior em mais este Congresso da  SET, Instituição que através do seu  notório Empenho e Competência Técnica,  reconhecida Internacionalmente pela implantação no Brasil do melhor Sistema de TV Digital do Mundo, elevou o nome da Radiodifusão Brasile ira ainda mais e  a tal ponto,  que fez com   que o Presidente da NAB, David  K. Rehr declarasse na NAB 2009, que foi graças a determinação dos  Radiodifusores Brasileiros,  que os U.S.A.  finalmente reconheceu a necessidade da Recepção de TV Digital Móvel, e de forma adptada a incorporou também no Sistema ATSC de TV Digital daquele Pais, trazendo perspectivas concretas de elevadas novas Receitas para a Radiodifusão Americana. Nossos Parabéns a SET e a todos os d edicados Engenheiros de Radiodifusão do nosso País!                                     
                                  
                                  

Engº Sérgio Tadeu Guaglianoni
Diretor Técnico MIXTV/MIXFM/RBI
 

Antes de concluir a graduação, quando me associei à SET na categoria estudante, acompanhava com grande entusiasmo as atividades desta entidade.
Atualmente, enquanto professor substituto no curso de Imagem e Som, pela UFSCar, procuro levar aos alunos as informações obtidas em primeira mão aqui, bem como estimular a participação deles. O intercâmbio de experiências promovido pela SET é um, dentre inúmeros fatores, que consolidam esta notável instituição.

Pedro Dolosic - Julho/2009 – Região Sudeste

Sou Engenheiro Eletronico formado em 1977 pela FEI em S.Bernardo do Campo, trabalhei de 1977 a 1991 na TV GLOBO de SP e desde 1991 venho ocupando o cargo de Gerente de Operações da TV TRIBUNA, afiliada da TV Globo em Santos.
Todo engenheiro que atua no ramo de televisão, deve considerar-se um privilegiado.
O grau de aprimoramento e a diversidade de conhecimentos que se adquire trabalhando em televisão, difícilmente se obtem em qualquer outro ramo da engenharia.
Sou associado da SET desde o início de sua criação. A SET através de seus eventos, palestras e conferências, conseguiu dissiminar conhecimentos que antigamente eram restritos a um pequeno grupo de profissionais. Graças a SET e seu apoio, à engenharia de televisão brasileira vem despontando cada vez mais forte no cenário internacional, tanto nas idéias quanto nos produtos.

José Meneses dos Santos - Julho/2009 – Região Sudeste

Minha vida profissional começou em 1988 na TV Cabo Branco (afiliada Globo) em João Pessoa como auxiliar técnico, coincidência ou não, foi no ano em que começava a SET. Sou associado a SET desde 1996 e tenho acompanhado o brilhante trabalho da SET no progresso da Televisão brasileira, existe um antes e um depois no que se refere ao desenvolvimento de conteúdos broadcast com o nascimento da SET. Sou hoje empresário na área de consultoria, venda e assistência técnica em equipamentos broadcast, e devo grande parte do meu conhecimento profissional aos inúmeros eventos que tenho participado organizado pela SET.

Napoleão Rosas - Julho/2009 – Região Nordeste

Sou Engenheiro Eletricista pela UnB-DF e mestre em Telecomunicações pelo ITA-SP.  Desde Abril/07 trabalho na Rede Anhanguera como Gerente de Tecnologia de Comunicação sendo responsável pelos sistemas de broadcast dessa organização. Participei de toda a implantação da TV Digital da Televisão Anhanguera de Goiânia e a SET, através de seus congressos, palestras e revistas, foi muito importante para o sucesso desse projeto.  À SET, o nosso muito obrigado !

Cleidimar Garcia Pereira - Julho/2009 – Região Centro Oeste

A SET foi fundamental no desenvolvimento dos meus conhecimentos técnicos e principalmente no estabelecimento de meu ‘networking”  profissional.
Ao longo dos últimos 12 anos, trabalhando em área comercial para empresas da área de equipamentos para o mercado Broadcast participo sempre dos seminários e congressos, que conta com público muito interessado e viabiliza grande troca de conhecimentos.
Os eventos regionais da SET ajudam a divulgar tecnologias atualizadas, promovendo o desenvolvimento do conhecimento e a atualização para todas as regiões do País. Eu tenho a honra de poder fazer parte do quadro de palestrantes desde que iniciei minha carreira na área e fico muito satisfeito em encontrar eventos cada vez mas bem organizados e com um número crescente de participantes de todas as áreas interessadas nos assuntos de vídeo tais como emissoras de TV, operadoras de TV por Assinatura e cada vez mais com as operadoras de Telecomunicações.

Jaime Fernando Ferreira - 24/03/2008 – São Paulo/ SP

Prezados Colegas

Já se foram 20 anos de trabalho e luta nos quais a SET começou de uma forma um tanto quanto tímida iniciando com divulgação da Tecnologia de Televisão por todo o Brasil.
Mas com o passar dos anos fomos nos conscientizando que deveríamos ter uma
participação efetiva no desenvolvimento desta tecnologia e nos últimos anos isto aconteceu sem duvida nenhuma, tendo a SET participado de uma
forma integral e altamente técnica da implementação do sistema DTV no Brasil.
Nesta oportunidade tivemos o reconhecimento de empresas e entidades no Exterior sobre esta participação da SET e atualmente somos uma Sociedade respeitada por todos os órgãos na área de Comunicação no Brasil (incluindo Entidades Publicas Governamentais e Provadas) e no Exterior
É um grande prazer que participo destas comemorações dos 20 anos da SET e espero poder estar presente em muitas outras celebrações, continuando a contribuir para que a SET possa participar sempre de forma efetiva no desenvolvimento da Engenharia de Televisão no Brasil.

Leonardo Scheiner - 24/03/2008 – Rio de Janeiro/ RJ

Prezados Amigos,
É muito bom participar de uma Sociedade de engenheiros e amigos altamente capacitados e o resultado é a heróica trajetória de duas décadas de existência. Sinto-me privilegiado em poder contar com pessoas que se dedicam na busca de metas e resultados e compartilham com os associados, beneficiando a sociedade brasileira.
Parabéns a todos!

Claudio Fraga - Oreon Broadcast – 28/03/2008

O tempo realmente passa numa velocidade incrível. Lembro-me bem do dia que o meu grande Adilson Pontes Malta me chamou para falar da idéia da fundação da SET e para me convidar para a primeira Diretoria Técnica da Sociedade. Para mim aquilo foi uma grande honra e uma responsabilidade tremenda.
Os primeiros eventos foram duríssimos, pois não havia recursos, nem a cultura de participação deste tipo de sociedade. Ainda por cima a Sociedade ainda não era suficientemente conhecida e prestigiada para estimular as pessoas a participarem mais ativamente. Eram os tempos do telex, com uma infinidade de convites sendo enviados e nem sempre muitas propostas recebidas. Nesta época o Jayme de Barros dividia comigo a organização dos Congressos e Seminários.
Em seguida tive a honra de ocupar a Presidência da SET e posteriormente outras diretorias, ininterruptamente desde a fundação até hoje.
Posso afirmar que a SET foi uma grande e bem sucedida idéia. Para mim tem sido um fórum para o desenvolvimento profissional, uma grande ferramenta para a aproximação de profissionais, para a fomentação do networking e, acima de tudo, uma catalisadora de amizades e coleguismo.
Fico muito feliz de ver a SET completando 20 anos vigorosa, ativa e prestigiada. Que nos próximos vinte ela consiga angariar muitos novos e jovens profissionais. Que a SET se aprimore cada vez mais como uma defensora da ética, do interesse público e da boa Engenharia, esta nobre ciência e arte de promover o bem estar humano através do desenvolvimento tecnológico. Por último que seja sempre um ambiente agradável para seus associados, uma fonte de atividades prazerosas e frutíferas para todos nós.
Feliz Aniversário!

Carlos Capellão - Phase Engenharia
Como é sabido no mercado Broadcast a SET é referencia no tocante a transferência de informações relevantes e decisivas para engenheiros de televisões, técnicos e produtores.
Sou membro da SET desde 1998 e para mim é de grande importância fomentar discussões tecnológicas do mercado Broadcast com pessoas chave da área e, também ser associada  propiciou a expansão do meu network com consumidores, formadores de opinião, diretores, engenheiros, ou seja, todos os envolvidos com o ciclo de produção de conteúdo.
Também participar dos eventos regionais como palestrante é uma excelente oportunidade para apresentar e debater os conceitos tecnológicos com a garantia da difusão de informação em âmbito nacional, além da troca de experiências profissionais.

Só tenho a agradecer a SET!

Daniela Souza - AD-Digital

20 anos de SET e 14 anos como associado.

Há quatorze anos quando participei de meu primeiro Congresso de Televisão pela SET foi uma experiência incrível e minha primeira reação foi me tornar sócio.

Neste período foram vários congressos e feiras.
Muitas palestras e muitas passadas de um estande para o outro.
Valeu a pena. Foi um dos melhores investimentos que fiz.
Meus conhecimentos deslancharam. Minha vida profissional mudou.
Minha relação de amizade aumentou.
Neste período o Brasil mudou, a televisão digital chegou e tenho certeza que muito contribuímos para isso.
A SET é parte de nosso dia-a-dia. 
Viva a SET e parabéns a todos que participam e lutam por essa instituição.

Laert Teixeira

Mudando o Curso da História

A SET vem cumprindo sua missão de forma impecável desde a sua criação e, particularmente, modificou os rumos de minha carreira profissional de forma significativa.
Ainda me recordo o início de meu engajamento na Sociedade como colaborador nos anos 90, quando ao final de uma palestra de abertura do tradicional Congresso em São Paulo, fui convidado a integrar o recém criado Grupo SET-ABERT cujos desafios seriam desbravados nos anos seguintes com os profundos estudos e testes dos diversos sistemas digitais utilizados mundialmente.
Tive a oportunidade de representar a SET nos primeiros testes comparativos entre o ATSC e DVB realizados no Sintef Delab na Noruega, com a presença de representantes da ABC, NBC e CRC onde já podíamos presenciar os benefícios da modulação COFDM que seria parte integrante da plataforma do padrão japonês, que hoje aprimoramos e utilizamos. Profissionalmente, muitas oportunidades se abriram não somente para a minha pessoa, mas para muitos dos sócios com os quais convivo e que mais e mais se aproximam da SET imbuídos no sentido participativo e visando a troca de experiências, promovendo o crescimento mútuo e exponencial, face aos talentos que compõem essa comunidade de sócios que ano a ano solidifica os conhecimentos e promove o desenvolvimento do nosso segmento Broadcast.
Me foi concedido o privilégio de ocupar a diretoria de telecomunicações além das inúmeras vezes em que pude compartilhar os resultados de projetos, os erros e acertos tecnológicos, tendências e desenvolvimentos com convergências de plataformas, através de palestras, artigos e reuniões com os profissionais dos diversos segmentos de nossa imensa comunidade.
É inegável a mudança no curso da história da Televisão Brasileira promovida pela SET e, em particular, na carreira de inúmeros profissionais onde me incluo com muito orgulho e dedicação.
Hoje vemos o nascimento da TV Digital em bases sólidas, implantada em São Paulo, onde me arriscaria a dizer ser uma das cidades com os maiores e mais desafiadores problemas técnicos do mundo, em termos de interferências e coordenação de freqüência.
Apesar de tudo isso, os primeiros obstáculos foram vencidos e o Brasil agora expõe seus conhecimentos, experiência e sua bem sucedida decisão a outros países, ampliando nossa atuação.
A SET reconhece sua participação nesse processo e sabe que estamos apenas em mais uma das muitas etapas que ainda teremos de percorrer e nos ajudará sempre a vencer.
Espero poder retribuir à SET e à nossa comunidade composta por excelentes profissionais, o desenvolvimento técnico e a experiência recebida ao longo do tempo em que interagimos e juntos crescemos,  participando das conquistas e jamais temendo os obstáculos por maiores que se configurem.

Parabéns, SET pela brilhante atuação em seus anos de vida, na certeza de não haver limites para sua expansão, e que continuemos a constante troca de informações em prol do crescimento do Broadcast no Brasil.

José  Roberto Elias é colaborador da SET e gerente de transmissão da MTV
jose.elias@mtvbrasil.com.br

 

 

estatuto.diretoria.home . voltar . webmail
RIO DE JANEIRO - RJ Rua Jardim Botânico 700 sala 306 Bairro Jd Botânico - CEP 22461-000 Tel.: 21-2512-8747 - Fax: 21-2294-2791 - set@set.com.br
SÃO PAULO - SP - Av. Auro Soares de Moura Andrade 252 cj 11 CEP: 01156-001 Tel: 11-3666-9604