Voltar
SET Congresso 2011 - Day by day
 
10 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 1
Broadcast&Cable terá novo pavilhão

A Inglaterra será a mais integrante da delegação internacional que participará da feira Broadcast&Cable este ano. No espaço destinado ao país os visitantes poderão conhecer produtos de oito empresas inglesas. Ao total serão 61 expositores de países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, Inglaterra, França, Luxemburgo, Suécia, Alemanha, Israel, México, Índia e China.

De acordo com o responsável pela organização da feira de equipamentos, José Carlos Mascarenhas, diretor da Certame, a área útil de exposição deste ano ganhou um espaço de 300 metros quadrados. “Estimamos a presença de 180 empresas expositores, nacional e internacional, representando aproximadamente 400 marcas”, diz.

A expectativa da organizadora do evento é que os números deste ano superem os de 2010 em todos os segmentos como números de expositores e de visitantes. A feira acontece paralelamente ao Congresso da SET, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, das 12h00 às 20h00.

 

10 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 1
Congresso SET 2011

 

10 de Agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 1
Congresso SET 2011 Inscrições online

Uma boa novidade para os participantes.
A partir deste ano a SET esta disponibilizando a modalidade de inscrição online para o Congresso SET 2011.
Através do site da SET, o congressista poderá escolher sua opção de inscrição na tabela PARTICIPE: INSCRIÇÃO NO SET CONGRESSO 2011 , CONFIRME DE IMEDIATO - clicando na opção desejada.

 

10 de agosto de 2011 - Sexta-feira | Edição 1
Temas em destaques

Para o diretor de interatividade da SET, Carlos Fini, entre os destaques das palestras estarão temas como a ocupação do espectro, TVs conectadas, regulatórios (obrigatoriedade de audio description, loudness e outras discussões de acessibilidade), novas tecnologias como cloud computing, 3D, led, novos codecs e o fim da TV analógica no Japão. No tocante a TV digital o destaque é para os títulos - A evolução da TV digital fora do Brasil - e o - Status da TV digital no Brasil. Em função das Olimpíadas e Copa do Mundo, o tema esporte também será abordado, bem como a produção em 4K. Veja a programação completa no site da SET

 

10 de Agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 1
A importância da SET para o setor

“O Congresso da SET serve pra celebrar o momento, o sucesso das negociações com outros países e o lançamento dos primeiros receptores de interatividade”. (Roberto Barbieri, coordenador do Módulo de Mercado do Fórum SBTVD)

“Se hoje o Brasil possui uma TV em HD de alta resolução - umas das melhores, se não a melhor - é graças ao trabalho da SET e de todos os setores da radiodifusão”. (Edilberto de Paula Ribeiro, presidente da AESP de 2004 a 2010)

”A 23ª Edição do Congresso SET, por sua reconhecida importância no Brasil e na América Latina, seguramente, constitui oportunidade privilegiada para que o Brasil venha alcançar os objetivos da radiodifusão”. (Embaixador Hadil da Rocha Vianna)

“Desde a invenção das transmissões digitais por ondas eletromagnéticas, a radiodifusão vem enfrentando desafios, e o evento da SET é uma grande oportunidade para iniciar uma reflexão sobre o momento”. (Roberto Pinto Martins, superintendente da Anatel).

“Desde o início a SET apoiou o projeto da TV digital no Brasil e é uma das grandes responsáveis pelas tecnologias na área de televisão”. (André Barbosa, assessor especial da Casa Civil).

Roberto Pinto Martins André Barbosa

 

10 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 1
Sobre o evento

Em quatro dias são esperados 1400 congressistas que poderão escolher entre 180 palestras distribuídas em 45 sessões, que acontecerão em cinco salas. A cerimônia de abertura do congresso será na manhã do segundo dia com a participação da presidente da SET Liliana Naconechnyj e representantes de entidades do setor.

O Congresso SET 2011acontece entre os dois maiores eventos internacionais – NABShow e IBC - do setor de radiodifusão e telecomunicação do mundo. Para aqueles que não foram à Las Vegas, em abril, poderão ver aqui em São Paulo, alguns dos temas debatidos no NABShow e, ao mesmo tempo, ter uma prévia do que poderão ver em Amsterdã, em setembro.

Hall do congresso Abertura Congresso SET 2010

 

15 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 2
Opinião da presidente da SET

De acordo com a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, o Congresso da SET é o maior ponto de encontro da América Latina sobre tecnologias dos serviços de conteúdos eletrônicos audiovisuais e sua excelência é garantida pelo planejamento coordenado por profissionais da área, que realizam um trabalho voluntário, com o objetivo de difundir conhecimento, e assim promover a atualização de outros profissionais da área.

Considerando o cenário da banda larga ela lança uma pergunta: Mas será que em nosso país de dimensões continentais, onde a TV aberta tem importância fundamental na vida da maioria da população e é um cartão de visitas do Brasil no exterior, tem sentido copiar o movimento idêntico ao de países com realidades totalmente distintas ou devemos buscar nossos próprios caminhos para a implantação da banda larga?

Espectro

Um dos temas mais polêmicos a ser debatido no Congresso da SET 2011 será o Espectro, pois o Brasil está no momento de transição dos sistemas analógico-digital e precisa do espectro para realizá-la. Os temas gerais são sempre os de maior interesse dos profissionais da área e além das palestras temos workshops patrocinados por empresas a fim de promover o treinamento de participantes em sistemas/tecnologias oferecidas por elas.

Liliana Nakonechnyj presidente da SET

 

15 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 2
Nova comunicação visual

As pessoas que estiverem no Centro de Exposição Imigrantes poderão ver a nova comunicação visual criada pela agência Ting para o Congresso SET este ano. Segundo o diretor de marketing da SET, Claudio Younis, é importante ter uma nova identidade visual para divulgar mais o evento, que é o maior da América Latina.

Os layouts aplicados nas peças de comunicação visual do evento têm a imagem principal do painel que se concentra numa imagem estilizada do mapa do mundo ao fundo, representando a abrangência internacional do evento. Com o objetivo de transmitir uma comunicação arrojada e moderna, do lado direito se concentram telas de TV de onde se transmitem todas as principais tendências e inovações tecnológicas do mercado de forma expansiva, crescente e alusiva ao 3D - um dos temas abordados nos painéis.

Programação visual SET 2011

 

15 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 2
Divulgação nas redes sociais

Além do site da SET e das edições do Day By Day, os internautas podem obter informações também pelas páginas das redes sociais Twitter - e Facebook

Desde junho a entidade ganhou mais duas ferramentas para se comunicar e divulgar as novidades entre seus associados e todos os interessados em tecnologia que navegam pela internet. A iniciativa partiu dos engenheiros Rodrigo Arnaut e Valdecir Becker, ambos membros do comitê de ensino da SET.

 

15 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 2
Congresso SET 2011

 

15 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 2
Prêmio SET 2011 terá mais uma categoria

Sucesso absoluto em 2010, o Prêmio SET terá a sua segunda edição no Congresso este ano graças a participação das empresas e profissionais do setor que se empenham para desenvolver e aprimorar produtos novos e/ou existentes e inscrevê-los na premiação da SET que de sonho passou a ser realidade em 2010 e está pronto para se tornar uma tradição no Congresso da entidade.

A premiação é um incentivo ao desenvolvimento tecnológico da televisão brasileira destinada aos profissionais e empresas estabelecidas no Brasil. Os projetos são indicados pela diretoria da SET e submetidos a votação dos associados através do site www.set.com.br.

A indicação da melhor apresentação do ciclo acadêmico é votada pela comunidade acadêmica e pelo grupo de revisores.

Na primeira edição havia sete categorias este ano são oito. E os escolhidos para concorrer ao Prêmio SET 2011 são:

1.Melhor lançamento no biênio 2010-2011 (Transmissão/Recepção)
Transtel - Antena slot elíptica
Proatec - TV Explorer ISDB-Tb Promax

2.Melhor lançamento no biênio 2010-2011 (Produção/Pós-produção/Jornalismo/Esportes)
AVID - ISIS 7000
Sony - Câmera PMWF3L

3.Melhor lançamento em inovação tecnológica
Encoder HD/LD Wimobilis
Sony - Monitores OLED Trimaster

4. Melhor projeto em novas mídias
TV GLOBO - Aplicativos para smartphones e tablets, iOS e Android, Campeonato Brasileiro 2011
TV Globo - Projetos: MALHACAO ID - Giuliano Chiaradia (Diretor de novas Mídias).

5. Melhor projeto em interatividade
TV GLOBO - Aplicativo Ginga - Campeonato Brasileiro 2010/2011
HXD - Interatividade para TV Integração

6. CONGRESSO Melhor apresentação do ciclo acadêmico científico
Análise objetiva HDTV do H.264 x MPEG-2 com e sem perda de pacotes
Eduardo Santos Bueno, Cristiano Akamine, Renato de Mendonça Maroja, e Gustavo de Melo Valeira
Laboratório de TV Digital da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil
Investigacão Experimental de Sinais de TV Digital com Multipercurso na cidade de Curitiba
Karine de Ramos Good, Luciano Mildemberg, Deisi Luiza Wosch, Ruth Angelina Martins - RPC / TV Paranaense
Marco Antônio Costa de Borba, Carlos Eduardo Neves Mayer, Keiko Verônica Ono Fonseca, Alexandre de Almeida Prado Pohl - CPGEI / UTFPR

7. CONGRESSO SET 2010: Melhor apresentação do Congresso
Novos equipamentos de captação de 35 mm para produção de televisão, por Nelson Faria
TV Digital: desafios da interiorização (palestra de 26/08) – Paulo Canno

8. REVISTA DA SET: Melhor artigo publicado nas edições de 2010 e 2011 até Junho
Produção e Pós-Produção de Vídeo – Parte 1 (Revista da SET edição 119) e Parte 2 (Revista da SET edição 120), por Alberto Paduan
Reflexões sobre NAB 2011 - edição 120, por Ana Eliza

A Festa
De acordo com o diretor de marketing da SET, Claudio Younis, “este ano a premiação será um ponto alto do evento. No espaço preparado para a cerimônia de entrega do Prêmio haverá um coquetel de confraternização para celebrarmos alguns destaques do setor dos últimos 12 meses”. A festa da premiação acontecerá a partir das 20h00 horas, no dia 23 de agosto.

Troféu Prêmio SET 2010 Coquetel Prêmio SET 2011
Claudio Younis na entrega dos Prêmios SET 2010

 

18 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 3
Em parceria com a tecnologia JEMS

Nada mais natural que usar num evento de tecnologia as ferramentas tecnológicas que o meio dispõe para atender melhor organizadores e congressistas.
Este ano, na apresentação do Seminário Acadêmico foi utilizado o Journal and Event Management System (JEMS). Trata-se de uma ferramenta que facilita a administração e organização de congressos científicos no que diz respeito à submissão de artigos científicos. “Com este sistema é possível automatizar tarefas, que anteriormente eram feitas de forma manual, possibilitando a ocorrência de erros e perdas de material. Ao automatizar as atividades de administração da submissão de artigos científicos, tanto autores quanto revisores/organizadores ficam protegidos e têm seu serviço facilitado”, esclarece Marcela Mural, estagiária do módulo acadêmico do congresso.

Apresentações

De acordo com José Frederico Rehme, membro do comitê de ensino da SET, serão apresentados 12 artigos distribuídos na grade do congresso. Os artigos vieram de universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraíba e Pará.

Apesar de não existir um tema central para o Seminário Acadêmico, os organizadores acreditam que o atual estágio da televisão digital abre muitas oportunidades para estudos e implementações de avanços tecnológicos em diferentes áreas da engenharia. ”Esperamos que mais uma vez o congresso sirva para aproximar alunos e docentes do setor de televisão, mostrar como são enormes as possibilidades de ganhos para ambas as partes, em um momento de renovação tecnológica”, explica Frederico Rehme.

Este ano são 12 trabalhos escolhidos As apresentações contam com o sistema JEMS

 

18 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 3
Eventos Esportivos

Os eventos Copa do Mundo e Olimpíadas, que acontecerão no Brasil, respectivamente em 2014 e 2016, estão incentivando o mercado, e as empresas estão desenvolvendo e aprimorando seus produtos para melhor atender a captação e transmissão dos jogos da Copa do Mundo e das competições das Olimpíadas, principalmente no tocante às imagens em alta definição.

No Congresso

O Congresso SET 2011 preparou um espaço em sua programação para os temas que envolvem esses eventos.
No dia 23 de agosto haverá dois paineis. A primeira de Alex Pimentel sobre Copa 2014, Fórmula Indy e Tour de France. E depois o palestrante José Marcelo abordará o tema Olimpíadas: Produção 4k.

No dia 25 José Raimundo Cristovam abordará a Capacitação Profissional sob a seguinte pergunta: Há mão-de-obra qualificada e em formação? Depois sob o tema Satélite e Fibras Ópticas, Cristovam indaga sobre Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016: Quais serão as ofertas e diferenciais entre as operadoras para contribuição e distribuição de TV?

Copa do Mundo e Olimpíadas impulsionam temas Os assuntos são de interesse mundial
Palestra do Congresso SET 2010

 

18 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 3
Produtos para Copa e Olímpiadas

De olho também nas Olimpíadas e Copa do Mundo no Brasil, Reino Unido participa pela primeira vez da feira para mostrar as tecnologias que empresas britânicas dispõem para estes eventos. De acordo com Susan Haird, CEO da UK Trade & Investment, “o esporte tem impulsionado a inovação em tecnologia de televisão e o Brasil é o país com maior potencial na América Latina, por isso a importância de estarmos aqui apresentando nossas soluções”, conclui Susan.

A Sony, uma das patrocinadoras do Congresso SET, no estande F22, apresentará muitas soluções voltadas para Copa e Olimpíadas. Entre os produtos está a câmera HXC-D70, que possui sensor CMOS Full HD de 2/3 de polegada Exmor, com alta sensibilidade e que capta imagens de alta qualidade mesmo com pouca luz. Além disso, a câmera também oferece a função de assistência ao foco e uma série de parâmetros que permitem ao usuário ajustar facilmente a imagem. Em 2010, a Sony foi a vencedora do Prêmio SET 2010 na categoria Melhor Lançamento de Produção e Pós Produção com a câmera F35, com o conceito de produzir televisão com “look” de cinema.

Empresas estão de olho nos eventos esportivos Muitas novidades nos estandes

 

18 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 3
Worshops

Além das palestras e da feira, os congressistas poderão participar gratuitamente de workshops especialmente preparados por empresas para o enveto. Em três dias, 12 palestrantes falarão sobre diversos assuntos abordando da criação até a distribuição de conteúdos.

No dia 23 as palestras serão sobre Final Cut Pro X e a Criação de aplicações de interatividade em TV digital. No dia seguinte os assuntos serão Como operar fluxos tapeless e OTT sem limites. E no dia 25 de agosto, os temas em questão serão Como operar fluxos tapeless e Videografismo desmistificado - Os recursos revelados.
A programação completa por ser obtida no site da SET. Mas vale um aviso: As vagas são limitadas e a participação é por ordem de chegada. Não perca!

Os workshops são gratuitos Faça sua inscrição!

 

18 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 3
Congresso SET 2011

 

21 de agosto de 2011 - Domingo | Edição 4
Bastidores

A montagem do evento começou na semana do dia 15 de agosto. A Certame organizadora do evento elaborou a planta para distribuição dos espaços do Congresso da SET e da feira Broadcast&Cable. Pensando no bem estar dos palestrantes e na dinâmica do processo das palestras, a SET preparou duas salas para os palestrantes e moderadores.

Nas duas salas exclusivas aos palestrantes haverá computadores e infra estrutura adequada para atendimento. Porém , uma das salas é destinada, exclusivamente, à finalização das palestras. Ela foi pensando para que os palestrantes e moderadores façam tranquilamente os ajustes finais das apresentações. Para ter acesso às salas o palestrante deverá fazer seu cadastro juntamente com a equipe da SET na sala principal.

Nos auditórios onde serão apresentados os painéis, os apresentadores poderão contar com um telão de projeção e computador para a apresentação de Power Point. Para àqueles que solicitaram tradução, as salas estarão munidas de dispositivos para tradução simultânea, conforme programação.

Hoje, dia 21 de agosto, ainda estão sendo feitos alguns ajustes finais nos espaços do Congresso e nos estandes da feira.

Veja como foi a montagem do evento:

Montagem do Auditorio Credenciamento Congresso
Sala de reunião palestrantes e moderadores Sala dos palestrantes

 

21 de agosto de 2011 - Domingo | Edição 4
Sobre o Congresso

O Congresso da SET acontece desde 1988 e segundo a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, “este é um evento brasileiro que traz maior valor em termos de difusão de conhecimento sobre a tecnologia de televisão para os profissionais de tecnologia da área de comunicação audiovisual eletrônica. Seu enfoque ultrapassa a evolução tecnológica, normalmente, abordada em eventos pares ao redor do mundo, com abordagens práticas, em que experiências práticas são compartilhadas com os participantes”.


Amanhã teremos a abertura do Congresso SET 2011. O evento começou a ser preparado logo após o NABShow e envolveu todos os diretores da SET. Na segunda reunião dos diretores, ocorrida em maio, foram discutidos os temas, grades da programação, comunicação visual e divulgação do evento. E agora, chegou o momento de colocar tudo isso em prática.
Não perca esta oportunidade!

SS Eventos O evento é uma tradição no setor

 

21 de agosto de 2011 - Domingo | Edição 4
Fórum SBTVD

O Fórum Brasileiro do Sistema de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) lançará a nova campanha publicitária da TV digital durante o Congresso da SET. Além do lançamento, que acontecerá no dia 23, os representantes do Fórum também apresentarão o balanço do sistema nipo-brasileiro. A coletiva de imprensa acontecerá no auditório 3 do Centro de Exposições Imigrantes.

Assim como na edição passada, este ano, o Fórum SBTVD também terá um estande para apresentar as tecnologias do sistema digital. Em 2010, foi possível conferir a última geração de conversores, televisores e celulares com Ginga. A presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, destacou a interatividade como a funcionalidade do momento quando se fala em TV digital.

Fórum fará balanço do sistema nipo-brasileiro Estande do Fórum em 2010

 

21 de agosto de 2011 - Domingo | Edição 4
Altíssima definição

A tecnologia 4K será um dos principais temas do Congresso da SET. Este novo formato promete elevar em oito vezes a resolução das imagens comparando-as com a tecnologia HDMI. Nas palestras serão discutidos a redução de custos na produção de vídeos em 4k e outros itens que envolvem a produção de Cinema digital.

 

21 de agosto de 2011 - Domingo | Edição 4
Congresso SET 2011

 

21 de agosto de 2011 - Domingo | Edição 4
Palestras

Nesta segunda, dia que antecipa a abertura do congresso terão início os ciclos de painéis e workshop , como o painel Cinema Digital – Captura de Vídeo com Câmeras DSLR, moderado pelo diretor de cinema da SET, Celso Araujo. Os palestrantes convidados para tratar o tema são o diretor de fotografia, Júlio Taubkin, o cineasta e produtor cinematográfico, Elizeu Ewald, os representantes da Sony, Erick Soares, e da SMPTE, Chris Lennon.

No dia 23 de agosto, o diretor de conteúdo da SET, Nelson Faria, estará à frente da palestra Além do HD, que será apresentada pelos convidados Hugo Gaggioni da Sony Electronics, Alan Keil da Ikegami Electronics e Laurindo Almeida da Silva da DVPRO Engenharia de Televisão. No mesmo dia será discutida a produção de esportes nesta tecnologia. O painel moderado pelo diretor de TV aberta da SET será Esportes – Olimpíadas: Produção 4K. Os palestrantes serão Ed Filomia da Miami Heat, Erick Soares da Sony e Sergio Birukoff Hilinsky da Rede Record.

A produção 4k é um tendência mundial Os temas serão moderados por diretores da SET

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Abertura Oficial

Apesar de os trabalhos terem iniciado hoje, amanhã acontecerá a cerimônia de abertura do Congresso da SET e da feira Broadcast&Cable. Juntamente com a presidente da SET Liliana Nakonechnyj, representantes do Ministério das Comunicações, Casa Civil, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Fórum SBTVD, União Internacional de Telecomunicações (UIT), Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) e da Associação das Emissoras de São Paulo (Aesp). A cerimônia de abertura está marcada para às 09h00 horas, na sala um e terá tradução simultânea para o inglês e espanhol.

Depois de um longo dia de palestras, chega à hora de relaxar no coquetel preparado para apresentar e prestigiar os vencedores do 2º Prêmio SET. A premiação acontecerá a partir das 20h00 horas, na sala 1.

O Prêmio SET é um incentivo ao desenvolvimento tecnológico da televisão brasileira destinada aos profissionais e empresas estabelecidas no Brasil. Confira os indicados no site da SET.

Cerimônia de abertura 2010 Prêmio SET 2010
Feira B&C 2010

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Congresso SET 2011

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Switch-off Analógico

Moderado pela consultora da SET Tereza Mondino, a sessão Planejamento de canalização digital no Brasil, falou sobre o switch-off analógico no Japão. Participaram desta palestra o superintendente de serviços de comunicações de massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, o diretor de tecnologia de radiodifusão digital do Ministério de Assuntos Internos e de Comunicações do Japão, Fumihiko Numata, o representante da NHK/STRL, Takayuki Ito, representante do Ministério das Comunicações, Patricia Avila, e o consultor da SET, Andre Cintra.

Para a moderadora Tereza Mondino, o painel foi muito interessante, pois contou com a presença de representantes do Japão que contaram como foi o switch-off analógico no país deles. Realizado em julho de 2011, todo o trabalho de planejamento, preparação e efetivação, foi cumprido conforme o planejado A representante do Ministério das Comunicações, Patricia Avila, falou sobre sua experiência em acompanhar todo o trabalho feito no Japão, conhecer toda a organização necessária e como isso pode ser aplicado aqui no Brasil.

O consultor da SET, André Cintra, fez um balanço sobre o planejamento de TV digital e mostrou como está o trabalho dos estudos dos canais, que foi encerrado em maio de 2011. Durante sua apresentação destacou a importância da flexibilização das normas para acelerar a implantação da TV digital.

O superintendente da Anatel, Ara Apkar falou sobre os trabalhos da Anatel e lançou duas perguntas aos congressistas: Será que para as emissoras, que estão entrando no ar agora, compensa ter um sinal analógico? Não seria interessante começar a operar já no sistema digital?

Palestra sobre switch-off analógico

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Automação

No painel Automação, os temas abordados foram “Programa na TVD: O papel da automação e ISDB-T: Como comandar o Mux? Dificuldades? Soluções?”. Os palestrantes convidados pelo moderador Nivelle Daou Jr, diretor da regional norte, foram Cris Lennon e Leonel da Luz, ambos da Harris, Marcelo Blum da Videodata e Rafael Marques da TV Globo.

O objetivo do painel foi cumprido com excelência. “A idéia era reunir profissionais com experiências diferentes sem haver sobreposição de informações. E nós conseguimos. Cada palestrante falou de uma parte da automação e dentro das suas experiências as informações se complementaram”, comemora Nivelle.

O painel teve uma visão bastante geral de todas as fases e desenvolvimento que existem nesta área de automação. “A aplicabilidade do tema é dar consciência ao profissional para que suas empresas caminhem para a automação uma vez que estão ficando cada vez mais difíceis os controles manuais” alertou Nivelle.

Palestra sobre Automação

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Temas em destaques

Logo no começo da manhã, a sala da SET, destinada para os palestrantes e moderadores, estava cheia. O clima foi de alegria, reencontros, interação e trocas de informações antes de começar os trabalhos.

O fluxo nas salas de apresentações estava bom e os trabalhos foram divididos em três horários – 9h00 horas, 11h30 horas e 15h00 horas. Do período da manhã destacamos duas sessões: Planejamento de canalização digital no Brasil e Acadêmico Científico. Do período da tarde, o tema escolhido foi Automação

Área de credenciamento Sala de apoio para palestrantes e moderadores

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Os trabalhos

Na apresentação do engenheiro Ivan Gaspar sobre o tema “Transmissão de BTS com taxa reduzida em diferentes tecnologias, mantendo compatibilidade com operação SFN no sistema ISDB-T” foi abordado a necessidade de como viabilizar a distribuição com um custo mais baixo. Os autores da pesquisa são três engenheiros do Inatel, Anderson Soares, Getulio Pereira e Juliano Ferreira, e o engenheiro Ivan Gaspar da Linear.

Os acadêmicos da Universidade Mackenzie, Rafael Cruz, Raquel Cymrot e José Roberto Soares, desenvolveram o trabalho: “A reprodução de áudio em ambientes domésticos”. É um tema que faz uma comparação do que existe hoje com uma perspectiva futura de médio/longo prazos que são os dez canais de áudio na sala do telespectador.

O trabalho ”Sistema web para predição do nível de intensidade do sinal em um canal de TV digital da cidade de Goiânia baseado em redes neutrais artificiais”, desenvolvido pelos engenheiros Douglas Dias da Silva, da Petrobrás, Gustavo Batista de Castro Souza e Getúlio Antero de Deus Júnior, ambos da Universidade de Goiás, mostrou uma ferramenta que possibilita mapear uma cidade e oferecer para o usuário da web o nível de sinal que ele pode receber das emissoras que trabalham naquela região.

Diretor de Ensino da SET, Carlos Nazareth

 

22 de agosto de 2011 - Segunda-feira | Edição 5
Acadêmico Científico

Hoje estava prevista a apresentação de seis trabalhos, porém dois foram transferidos para sexta-feira, que terá sete apresentação. Muito satisfeito com os trabalhos apresentados, o diretor de ensino da SET, Carlos Nazareth, elogiou os assuntos pois em vários momentos trataram a necessidade de verificar alguns aspectos que estão sendo discutidos na consolidação da TV digital.

Painel Acadêmicos Científicos

 

23 de agosto de 2011 - Terça-feira | Edição 6
Congresso SET 2011

Aguarde as novidades do SET Congresso 2011

 

23 de agosto de 2011 - Terça-feira | Edição 6
Migrando da TV analógica para a digital

No período da tarde, a palestra de grande interesse de público foi sobre o panorama regulatório da migração da TV analógica para a digital. Moderado pelo membro do comitê da SET Regional Sul, o painel contextualizou a importância de alinhamento de ações entre radiodifusores, indústria e Governo sobre a transição dos sistemas.
Para o moderador Ivan Miranda, cada vez mais o telespectador tem condições de receber em HD em casa. A Copa do Mundo é um dos eventos que mais alavanca venda no mundo e, sendo aqui no Brasil, espera-se que este número seja ainda maior. Diante disto fica uma pergunta: Será que esta transição acontecerá só em 2016? Para a TV aberta existe um prazo de validade e naturalmente pois se o telespectador não encontrar na TV aberta um conteúdo em HD ele irá procurar outras mídias para assistir este conteúdo.

Os palestrantes convidados para debater o tema foram Montero Neto da Abert, Dermeval da Silva Junior do Ministério das Comunicações, Tereza Mondino da TM Consultoria e Vanessa Lima do Fórum SBTVD.

Palestra sobre a transição do sistema analógico

 

23 de agosto de 2011 - Terça-feira | Edição 6
Temas em destaques

Liliana destacou o tema Espectro como, mais uma vez, sendo o mais polêmico. O assunto foi abordado em outras edições do congresso e este ano foi pauta de um dos painéis. Devido a sua importância, Copa do Mundo e Olimpíadas também tornam-se temas bastante envolventes e por isso entraram na pauta do congresso e são debatidos em vários painéis. “Nosso congresso traz o que há de mais avançado em termo de tecnologia de TV”, avaliou Liliana.

Espectro
O painel, “Negócio da TV/ Ameaças/ Possíveis defesas/ Atitudes mundiais,” lotou o auditório 2 após a cerimônia de abertura. O tema tratou sobre o tão falado espectro e contou com a presença do moderador Fernando Ferreira diretor da SET Regional Sul e reuniu palestrantes representando entidades que fazem parte desta discussão: Patricia Avila do Ministério das Comunicações, Paulo Ricardo Balduíno consultor da SET, Leila Loria da Telefonica e Marcos de Souza da Anatel.
Para o moderador Fernando Ferreira, “o painel deu início a uma abertura para buscar um acordo no uso desta canalização, tão importante, que é faixa de 750 MHZ onde estão os canais que a Televisão utiliza hoje. E com a TV digital poderemos utilizar melhor o espectro - um canal ao lado do outro. E em compensação nós vemos um movimento por parte da Teles em querer reservar uma parte desta faixa para poder fazer a banda larga móvel.

Palestra sobre espectro

 

23 de agosto de 2011 - Terça-feira | Edição 6
Os premiados da noite

Depois de um longo dia de palestras e visitação à feira, os congressistas puderam participara de um coquetel de confraternização e conhecer os melhores trabalhos de empresas e profissionais ligados ao setor que foram desenvolvidos nos últimos 12 meses.

Na cerimônia de entrega, a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj agradeceu a todos o empenho em participar da premiação. Ela chamou ao palco o coordenador e idealizador do Prêmio, o diretor de marketing, Claudio Younis, que disse que o Prêmio é um forma de reconhecimento dos profissionais.
Os representantes dos patrocinadores platina da premiação – AD Digital/Building Four Media, Rede TV e Subway parabenizaram a iniciativa da SET e expressaram a satisfação de ser um dos patrocinadores.

Foi com muita alegria e satisfação que os vencedores receberam a notícia do Prêmio. Conheça agora os premiados da noite:

Melhor Lançamento de Transmissão e/ou Recepção.
A Transtel foi a primeira agraciada da noite e o diretor Dante Conti recebeu o Prêmio das mãos da presidente da SET Liliana Nakonechnyj

Melhor Lançamento de Produção e Pós Produção
A Sony com a câmera PMWF3L foi a vencedora e o diretor de marketing da Sony, Izumi Nakajima, recebeu o Prêmio das mãos da presidente da SET Liliana Nakonechnyj

Melhor Lançamento em Inovação Tecnológica
O vencedor foi a Sony e o presidente PSLA, Shige Morikawa, recebeu o Prêmio da diretora da SET Daniela Souza e do presidente da ADDigital/Building Four Media

Melhor Projeto em Novas Mídias
O vencedor foi a TV Globo pelo Aplicativo para smartphone e tablets, IOS e Android e o Cleveland de Albuquerque recebeu o Prêmio das mãos de Arnold Eugênio Corrêa presidente da Subway.

Melhor Projeto Interatividade
O vencedor foi a MG TV DTVi pelo projeto HXD VENCEDOR e Salustiano Fagundes recebeu o Prêmio de Edjail Adib Antonio, superintendente de Operações da Rede TV.

Melhor Apresentação do Ciclo Acadêmico Científico
Os vencedores foram os acadêmicos da Universidade Mackenzie pela Análise objetiva HDTV do H.264 x MPEG-2 com e sem perda de pacotes. Os engenheiros Eduardo Santos Bueno, Cristiano Akamine, Renato de Mendonça Maroja e Gustavo de Melo Valeira receberam o Prêmio de Roberto Franco, presidente do SBTVD.

Melhor Apresentação do Congresso em 2010
O engenheiro Nelson Faria foi o vencedor e recebeu o Prêmio de Olímpio José Franco, vice-presidente da SET.

Melhor Lançamento Artigo Publicado na Revista SET nas edições 2010 e 2011 até junho.
O vencedor Alberto Paduan pelo artigo Produção e Pós Produção partes 1 e 2 recebeu o Prêmio da diretora da editorial SET Valderez Donzelli.

A premiação foi transmitida ao vivo pelo site da SET.

2º Prêmio SET Noite de premiação

 

23 de agosto de 2011 - Terça-feira | Edição 6
Cerimônia de Abertura

A cerimônia de abertura do Congresso da SET e da feira Broadcast&Cable foi uma prévia do que os congressistas podem ver durante o evento este ano. Liliana Nakonechnyj, presidente da - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), compôs a mesa juntamente com André Barbosa assessor especial do Ministério da Casa Civil, representando a Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, Genildo Lins de Albuquerque Neto, secretário de serviços de comunicação eletrônica representando o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, Emilia Ribeiro conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ara Apkar Minassian superintendente de Comunicação de Massa da Anatel representando o embaixador Ronaldo Mota Sardenberg presidente da Anatel, Olimpio José Franco vice-presidente da SET, Roberto Franco presidente do conselho deliberativo do Fórum SBTVD e ISDB-T Internacional, Paulo Machado de Carvalho Neto representando Emanuel Soares Carneiro presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Frederico Nogueira representando João Carlos Saad presidente da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra), Alexandre Annenberg superintendente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA), Rodrigo Neves presidente da Associação das Emissoras de São Paulo (AESP) e Pham Nhu Hai coordenador de serviço de radiodifusão do Bureau de radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações (UIT) representante do secretário Geral da UIT Hamadoun Tourré.

Foi pela aprovação do PLC116 e pelo impacto que ele dará no setor de radiodifusão, que a presidente da SET, Liliana Nakonechnyj, começou seu discurso na abertura do Congresso SET 2011. De acordo com a conselheira da Anatel, Emilia Ribeiro a aprovação do PLC 116 trará uma nova regulamentação para setor que precisa ser discutida. Da mesma opinião compartilhou André Barbosa, “o momento é crucial e a nova legislação aprovada trouxe um novo cenário para o setor”.

Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD, relembrou seu discurso no lançamento da TV digital e fez um balanço desses quase quatro anos de trabalho. “Hoje atingimos uma cobertura de quase 50 por cento da população, fechamos o ano de 2010 com 8 milhões de receptores digitais e há previsão de fechar 2011 com 17 milhões de aparelhos. Temos a oferta de mais 200 modelos de receptores e 39 com o Ginga embutido, temos ainda uma produtividade crescente de conteúdo em HD e interativos”.

Em seguida Ara Apkar destacou a importância do congresso para a integração do setor e acredita que o evento seja uma referência para os profissionais da área. Genildo Lins de Albuquerque Neto falou sobre os trabalhos que estão sendo feitos no Ministério das comunicações no tocante à TV digital e também ao Rádio Digital e aproveitou para convidar a todos para um encontro no dia 1º de setembro, entre o Ministério das Comunicações juntamente com a Anatel com o setor privado e a academia, para discutir a digitalização do Rádio no Brasil.

O representante da UIT, Pham Nhu Hai, salientou o progresso do Brasil no desenvolvimento do setor e enfatizou o papel crítico e importante que terá no século 21.

Para finalizar os discursos da cerimônia de abertura, Liliana falou sobre a mensagem que a UIT mandou para o Brasil. ”Eu acho que essa mensagem reforça bastante a visão mundial a respeito do caminho das comunicações”.

Cerimônia de Abertura Liliana Presidente da SET

 

23 de agosto de 2011 - Terça-feira | Edição 6
Nova Campanha

O Fórum SBTVD lançou nesta terça-feira a campanha publicitária sobre a TV digital. Apresentada para jornalistas durante uma coletiva, a campanha tem como objetivo esclarecer a facilidade de captação do sinal digital para TV aberta, que sua disponibilidade é livre, gratuita e basta ter um TV com o selo DTV ligada a uma antena UHF.

A campanha, criada pela Light Comunicação e produzida pela SPTelefim Produções, será apresentada em três filmes a partir do mês de setembro nas emissoras de TV aberta associadas ao Fórum. Você também pode conhecer a nova campanha publicitária no site: www.forumsbtvd.org.br/materias.asp?id=38. Outra informação indicada nos filmes é o site www.dtv.org.br para conferir se o sinal digital já está disponível em determinada região.

Participaram da coletiva o presidente do Fórum SBTVD, Roberto Franco, a presidente da SET e coordenadora do módulo de promoção, Liliana Nakonechnyj, Mauricio Kakassu superintendente do Fórum e Ricardo Fronta membro do módulo de promoção.

Coletiva de imprensa SBTVD

 

24 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 7
Painéis complementares

Os painéis “OTT e TVs Conectadas” e “TVs Conectadas/TV Digital e Interatividade” moderados respectivamente por Raymundo Barros e Carlos Fini abordaram temas que se completaram. Em ambos os painéis os moderadores convidaram palestrantes de segmentos diferentes para dar um panorama de como está o Brasil no tocante à TV conectada e OTT.

De acordo Raymundo Barros, diretor de tecnologia da SET, o painel sobre Broadcast e Broadband se apresenta como um grande desafio para a radiodifusão. Em sua abordagem Raymundo mencionou a questão do ambiente competitivo e as ameaças que o Broadband oferece pelo seu crescimento, mas também as grandes oportunidades promovidas. A palestra superou as expectativas, pois os palestrantes convidados Aguinaldo Boquimpani da TOTVS, Roberto Nunes da Brightcove, Alexandre Keller da Sony e Geraldo Araujo da Accenture abordaram os assuntos de acordo com suas perspectivas.

Na sequência, inclusive na mesma sala, o vice-diretor de interatividade da SET, Carlos Fini, propôs um painel para também mostrar a visão diferenciada sobre o que está acontecendo no mercado com relação a TV conectada e interatividade. “É um mercado de consumo de vídeo de multiplataforma que vem crescendo muito e tem enorme potencial”. Entre os palestrantes estavam Luis Bianchi da Philips do Brasil, Hugo Marques da Cisco, Maxwell Silva do Terra, Luana Bravo do SBT e Rodrigo Arnaut da TV Globo.


Palestra TV conectada Palestra TV conectada e Interatividade

 

24 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 7
Feira Broadcast&Cable

Os expositores estão muito animados com o movimento da feira. As empresas patrocinadoras da SET estão satisfeitas com o investimento que fizeram no evento, pois as palestras, que contam com seus palestrantes estão sendo muito bem frequentadas e os estandes na feira também.
Veja a seguir alguns produtos que estão sendo divulgados na Broadcast&Cable:

A Harris traz muitas soluções em equipamentos cada vez mais compactos e softwares para o setor de radiodifusão. O destaque do estande é a plataforma de convergência de mídias Selenio. Por ser flexível e modular é adequado para qualquer ambiente fixo ou móvel de produção.

A Panasonic continua investindo na tecnologia 3D e lança o modelo Full HD AG-3DP1. A filmadora profissional, entre outras características, tem sensores de 3MOS que proporcional maior flexibilidade e um processador de sinal de 20 bits. Outro destaque do estande é a câmera AJ-HPX3100 pelo seu peso de 3,9 kg e por ter baixo consumo de energia.

No estande da Sennheiser os lançamentos são a série 2000 de sistemas sem fios para radiodifusão e a linha MKH8000 de shotguns com foco especial nos dois modelos para televisão e cinema.

A Sony além de mostrar soluções para emissoras de TV e produtoras, está com um diferencial em seu estande. Além dos novos monitores com tecnologia OLED estão expostos também antigos monitores para mostrar aos visitantes a diferença entre as tecnologias.

Segundo dia de feira

 

24 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 7
Linear anuncia parceria com a Hitachi

O estande da Linear foi palco para o diretor da Linear, Carlos Alberto Fructuoso, anunciar a fusão da brasileira Linear com a japonesa Hitachi Kokusai Electric. “A partir de agora as empresas passam a ter uma linha de produtos mais completa num padrão maior de atuação nos mercados da América Latina, Ásia, África e Japão”.

De acordo com o diretor da Linear, Robinson Gaudino Caputo, “a princípio a fusão é de 50 por cento, mas há perspectiva de que chegue a 70 por cento Hitachi e 30 por cento Linear”. Apesar de a negociação ter sido anunciada agora, segundo o diretor geral da Hitachi, Shinji Nakamura, “as negociações ainda estão em andamento, mas podemos entender que a Hitachi já vai começar a comercializar os produtos da Linear”.

A fusão internacional da Linear com a Hitachi tem como objetivo cobrir o mercado e tornar a iniciativa a maior empresa de radiodifusão do mundo. “Com a fusão, a linha de produtos está completa podendo oferecer ao setor produtos de estúdio, mesa de edição, câmeras de alta definição, rádios digitais portáteis, transmissores de Rádio digital e ISDB. A tecnologia Linear continuará sendo produzida no Brasil com a nossa tecnologia e será implantada no Japão”, conclui Gaudino.

A notícia foi bem recebida pelo setor Linear anuncia fusão com Hitachi

 

24 de agosto de 2011 - Quarta-feira | Edição 7
A TV após o switch-off

O assunto switch-off permeou, direta ou indiretamente, vários painéis desta edição. Nesta quarta-feira o tema foi tratado no painel moderado por Fernando Bittencourt, que acredita que com o fim da TV analógica poderá haver um aprofundamento ou um aumento na geração de conteúdo local. “Hoje de um total 5565 municípios apenas 230 conseguem fazer uma programação local, por isso eu acredito que com a liberação do espectro após o switch-off poderá crescer o número de geradoras locais”.

Entre os palestrantes convidados para esta palestra estavam Francisco Peres da TV Globo, André Barbosa Filho da Casa Civil e Takayuki Ito da NHK.

Palestra sobre switch-off analógico

 

25 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 8
Fim dos trabalhos

Hoje foi o dia do Rádio digital e das questões relacionadas à infraestrutura crítica do Brasil no Congresso da SET. Os painéis com estes temas foram procurados pois além da indústria e dos radiodifusores também houve a participação de representantes do Governo, peça fundamental para estas discussões.

Último dia de Congresso

 

25 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 8
Rádio Digital

A palestra “Rádio Digital: Melhorias/DRM: Resultados dos testes/RD: Perspectivas no Brasil”, moderado por Marco Tulio da TV Globo, serviu para discutir a situação do Rádio brasileiro e contou com a presença do representante do Ministério das Comunicações Almir Pollig, do charmain do comitê comercial DRM, Michel Penneroux, John Schneider da Ibiquity Digital e Ary Miranda da Visteon. Em sua apresentação Almir Pollig disse que já estão sendo feitos testes com o sistema DRM e Rádio HD nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Belém pela equipe de engenharia do Ministério das Comunicações e a previsão é que esses testes sejam concluídos até dezembro, apesar de estar no cronograma a finalização em fevereiro de 2012.

O moderador Marco Tulio ao final de seu painel enalteceu o valor do Rádio, principalmente, no tocante a transmissão de alertas de emergência e pediu para que Ronald Barbosa, moderador da sessão seguinte contasse aos congressistas como o Rádio foi importante na última terça-feira, 23 de agosto, quando teve o terremoto nos Estados Unidos, e as pessoas saíram às ruas desesperadas por informações...

Sistema de Alerta de Emergência

O painel é mais um passo dado no Congresso da SET que serviu para ouvir as partes envolvidas nesta questão do sistema de alertas de emergência, ainda que tenha faltado dois setores importantes – Telecomunicações e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe). De acordo com o moderador e diretor de Rádio da SET, Ronald Barbosa, “a idéia é cobrir todas as áreas e fazer uma comissão através do Ministério das Comunicações para gerar os primeiros documentos sobre como este processo seria conduzido no Brasil, tanto na parte de produção, distribuição e na entrega da informação à população.

O painel serviu para abrir um debate sobre um tema que tem muito o que se falar, pois os envolvidos na questão do sistema de alerta querem é sedimentar um caminho para que a população tenha acesso à situação de emergência. A intenção é descobrir que tipo de protocolo é necessário para fazer a comunicação não só na radiodifusão, porque o Brasil já tem condições de fazer isso.

Entre os palestrantes estavam Almir Pollig representante do Ministério das Comunicações, Alfredo Pisani do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), Yasuji Sakaguchi da NHK, professor Flavio Archângelo, Ana Elisa do Fórum SBTVD, Domingos Kiriakos Stavridis da Samsung.

Lembrando o comentário de Marco Tulio, Ronald contou que no terremoto de terça-feira o único meio de comunicação que continuou funcionando e as pessoas puderam obter informações foi pelo Rádio.

Congresso discute Rádio Digital Painel Sistema de Alerta de Emergência

 

25 de agosto de 2011 - Quinta-feira | Edição 8
Na feira

No estande da AD Digital/B4M os visitantes puderam conferir a tecnologia Mobile2Air. Um aplicativo desenvolvido para comunicadores que necessitam gravar e fazer o upload do conteúdo com qualidade para uma instalação centralizada usando o iPhone. Com uma interface intuitiva, o aplicativo tem três componentes primários que atuam juntos com uma integração otimizada permitindo que todo processo ocorra em alguns minutos.

Garantia permanente

A Mult System, patrocinadora Ouro do Congresso da SET, estava presente no estande da Sony com quem fechou uma parceria e tornou-se autorizada da empresa em todo Brasil. Há doze anos no mercado, a Mult System auxilia as emissoras e afins no que se refere à garantia permanente dos produtos Sony. Segundo o diretor da Mult System, Jermute Mirande Moraes, quando a emissora tem essa garantia permanente, todos os equipamentos Sony são elencados e são reparados sempre que houver necessidade.


Nova proposta para o conversor

A empresa Vision trouxe para a Broadcast&Cable uma nova proposta para o sistema de treinamento e distribuição de vídeos. Trata-se do Dialetto que coloca um conteúdo em qualquer TV através de uma conexão de internet banda larga. De acordo com Ricardo Minari um dos palestrantes do painel “Receptores e SBTs Híbridos”, esta solução é ideal para ensino a distância com interatividade ao vivo.

Estande AD Digital Estande Sony
Estande Visiontec

 

26 de agosto de 2011 - Sexta-feira | Edição 9
Muitos negócios

Nos dois primeiros dias de evento, a Certame contabilizou cerca de 5.900 visitantes. Um número bastante positivo, pois muitos negócios foram fechados durante a Feira Broadcast&Cable e os ingleses, em sua primeira participação demonstraram-se bastante empolgados com o nosso mercado. Ao total, 25 empresas britânicas apresentaram suas tecnologias focadas na produção, captação e transmissão dos jogos olímpicos e da Copa do Mundo. A delegação britânica foi patrocinada pela UK Trade & Industry.

A feira cresceu 40 por cento em relação a edição passada e contou com a presença de 180 expositores de várias partes do mundo.

Feira cresce 40 por cento.

 

26 de agosto de 2011 - Sexta-feira | Edição 9
Novas perspectivas

Os diretores da SET gostaram dos resultados do Congresso da SET 2011 e acreditam que a cada edição o conteúdo das palestras atraem desperta mais o interessa dos profissionais do setor. Mais de 1400 congressistas puderam conferir 40 palestras com profissionais de todas as áreas do setor nacional e internacional.

Em seu balanço final, a diretora da SET, Liliana Nackonechnyj, elogiou o empenho do seu vice Olimpio Franco, pois o conteúdo do congresso estava muito abrangente. Os temas abordaram desde a captação, até o processo audiovisual, distribuição dos conteúdos, interiorização da TV digital e um tema novo que surgiu com relação à face regulatória do processo da TV digital com a participação de representantes do Governo Federal.

Congresso teve temas bastante abrangente

 

26 de agosto de 2011 - Sexta-feira | Edição 9
IBC 2011

Mais uma vez a organizadora da International Broadcasting Convention (IBC) convidou a SET para participar de uma sessão exclusiva para os brasileiros, no dia 10 de setembro. Será um almoço para discutir tecnologia e negócios. O Brasil está em destaque no mundo inteiro por ser o próximo país a sediar a Copa do mundo e Olimpíadas.

A IBC acontecerá entre os dias 8 e 13 de setembro em Amsterdã e terá 64 apresentações, entre palestras e fóruns, distribuídas ao longo dos seis dias de conferência.
Se você quiser participar da delegação brasileira entre em contato com a SET e faça sua inscrição até dia 1 de setembro.

IBC 2011

 

26 de agosto de 2011 - Sexta-feira | Edição 9
Fórum SBTVD

Além de apresentar sua nova campanha publicitária, para divulgar a facilidade e a disponibilidade gratuita do sinal para TV digital, o Fórum SBTVD destacou em seu estande a Interatividade. Quem quisesse poderia experimentar, por exemplo, o lançamento da Nokia SiM. Um aplicativo de interatividade móvel compatível com o padrão brasileiro de TV digital para receptores móveis.

Interatividade foi o destaque do estande do Fórum SBTVD

 

 

Day by Day – SET Congresso 2011

Redação: Gilmara Gelinski - gelinska@gmail.com
Diretora Editorial: Valderez de Almeida Donzelli - valderez@set.com.br
Serão 9 edições que visam apresentar aos Broadcasters Brasileiros o dia a dia do SET Congresso 2011. Acompanhe e colabore, enviando para revista@set.com.br ou gelinska@gmail.com ou daniel@set.com.br as novidades/ lançamentos especiais do SET 2011.
elaborado por solangelorenzo home . voltar . email
RIO DE JANEIRO - RJ Rua Jardim Botânico 700 sala 306 Bairro Jd Botânico - CEP 22461-000 Tel.: 21-2512-8747 - Fax: 21-2294-2791 - set@set.com.br
SÃO PAULO - SP - Av. Auro Soares de Moura Andrade 252 cj 11 CEP: 01156-001 Tel: 11-3666-9604